Evento em Manaus: SBOP e LAOPAM
Por SBOP | Oct 2023

Evento em Manaus: SBOP e LAOPAM

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2023, foi realizado um evento colaborativo, o 26º Congresso da Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) e o 1º Simpósio da Liga Acadêmica de Ortopedia Pediátrica do Amazonas (LAOPAM), com o tema “Escoliose Idiopática”. Este match no evento gerou grande interesse no meio educacional, totalizando 104 inscritos e 117 participantes no evento, que foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM - AM).

Tivemos o apoio do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, representado pela Secretária Geral e Médica Ortopedista Dra. Shirllane Rodrigues Barros de Azevedo; o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 12, representado pela Delegada e Fisioterapeuta Dra. Ana Cláudia Rolim de São Paulo Aguiar; da Coordenadora do Curso de Medicina da FAMETRO, Médica Professora Dra. Maria das Graças Costa Alecrim; da Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FAMETRO, Fisioterapeuta Professora Dra. Bárbara Lira Bahia; e da Coordenadora do Curso de Radiologia da Fametro, Professora Mestre Alessandra Maria Paiva Gomes.

Nossas Palestras Magnas tiveram como temas “Escoliose idiopática de início precoce: diagnóstico, classificação, história natural e tratamento”, pelo Dr. Luis Eduardo Munhoz da Rocha, Médico Ortopedista e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) e Scoliosis Research Society; uma palestra sobre “Atividade física na infância e adolescência: prevenindo as lesões” pelo Professor Dr. Francisco Carlos Salles Nogueira, Presidente da SBOP. Além de outros temas, como “Evidências científicas do tratamento fisioterapêutico na escoliose idiopática em crianças e adolescentes” proferido pela Professora Dra. Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Professora Titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM; “Alterações Miccionais na Infância relacionadas à Postura, Equilíbrio e Coordenação” proferido pela Professora Dra. Ana Cláudia Rolim de São Paulo Aguiar, Fisioterapeuta Pélvica e Delegada do CREFITO12; “Análise médica radiológica da escoliose idiopática” pelo Professor Dr. Michel de Araújo Tavares, Médico Radiologista, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Professor Titular da UFAM/HUGV; “Colete WCR - evolução no tratamento conservador da escoliose idiopática” proferido pela Dra. Renata Mayumi Onogi, Fisioterapeuta, membro da Sociedade Brasileira de Análise Clínica de Marcha e Movimento Humano (SBACMMH) e Associação Brasileira de Termologia. Finalizamos com discussão de casos clínicos com mesa redonda moderna moderada pelo Dr. Paulo Daw Wen Su, presidente da região norte da SBOP, Docente do Curso de Medicina da FAMETRO.

Agradecemos pela presença e participação de todos no evento, especialmente a Comissão Organizadora da LAOPAM, representada pela presidente acadêmica Maria Rute Luna, e a SBOP, representada pelo Dr. Francisco Carlos Salles Nogueira, pela realização do evento. Foram dois dias de muito conhecimento compartilhado e grandes aprendizados, atualização e divulgação para crescimento nos estudos e atendimentos no estado do Amazonas.

Cursos interdisciplinares
Por SBOP | Oct 2023

Cursos interdisciplinares

Saiba Mais
Seja um especialista membro da SBOP
Por SBOP | Oct 2023

Seja um especialista membro da SBOP

Saiba Mais
Por que participar do XV CBOP?
Por SBOP | Oct 2023

Por que participar do XV CBOP?

Saiba Mais