IX TROIA – I Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico Pediátrico
Por SBOP | May 2015

IX TROIA – I Congresso Brasileiro de
Trauma Ortopédico Pediátrico

Prezados colegas,

Estamos a pouco mais de um mês do grande encontro deste ano da nossa SBOP: IX TROIA - I Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico Pediátrico (Curitiba em 26 e 27 de Junho de 2015). Tudo está praticamente pronto e gostaríamos de passar algumas informações a respeito do IX TROIA.

O evento será na Associação Médica do Paraná, local com excelente estrutura e conforto, ótima localização e próximo a hotéis de qualidade. O programa científico abrange temas importantes e interessantes, planejado para ser dinâmico e com a participação de profissionais de elevado conceito. Infelizmente não podemos incluir todos os colegas que merecem no programa e neste aspecto pedimos a sua compreensão. No entanto, haverá várias discussões e debates abertos, onde a plateia poderá participar com questionamentos e observações e desta forma esperamos contar com todos. Nosso convidado internacional, Alexandre Arkader é reconhecido nos EUA pelos seus trabalhos na área de trauma ortopédico. Tanto assim, que deve assumir em breve o serviço do Children´s Hospital of Philadelphia substituindo não menos que John Dormans. Aproveitando gostaríamos de convidá-lo para um jantar, na própria AMP no dia 26, oferecido pela organização e a SBOP.

Devemos compartilhar uma dificuldade neste evento: a falta de apoio institucional da indústria. Apesar do empenho de todos da comissão e da diretoria da SBOP, as empresas (em geral) não demonstram nenhum comprometimento com a nossa especialidade. As denúncias sobre ilegalidades e imoralidades na indicação e utilização de implantes cometidos por alguns  dificultaram ainda mais, ou têm sido usado com desculpa, para obtenção de patrocínio. No entanto isto não nos desamina, até pelo contrário, devemos ser criativos e buscar alternativas financeiras para realização de nossos eventos científicos. O caminho aponta para educação continuada de qualidade e independente, com eventos mais enxutos e suportado pelo próprio associado e por nossa SBOP. Sentimos que nossa sociedade não pode depender ou ser instrumento da indústria. Afinal, foram as práticas da indústria aliadas a maus e desonestos profissionais que fazem com que os ortopedistas sejam vistos com desconfiança crescente pela sociedade.

Caro membro da SBOP, é o momento de fortalecermos nossa sociedade. A participação nos nossos eventos é primordial para que a ortopedia pediátrica mantenha seu papel de vanguarda na ortopedia. Somente com sua participação seremos uma sociedade forte. Como dizia Shakepeare em Henrique V: we few, we happy few, we band of brothers....

Divulgue nosso evento em seu serviço, mas o mais importante: venha nos encontrar em nossa bela Curitiba!!!

Edilson Forlin
Presidente 9º. TROIA
Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico Pediátrico


Jamil Soni
Presidente da SBOP(2015-16)

Seja um especialista membro da SBOP
Por SBOP | May 2015

Seja um especialista membro da SBOP

Saiba Mais
Por que participar do XV CBOP?
Por SBOP | May 2015

Por que participar do XV CBOP?

Saiba Mais
Anuidade SBOP 2024
Por SBOP | May 2015

Anuidade SBOP 2024

Saiba Mais